sexta-feira, julho 07, 2006

Desafio

Como vou estar uns dias fora, fica aqui um pequeno desafio a quem não tiver nada que fazer. A primeira pessoa a dizer a resposta certa (devidamente explicada) ganha... ganha... umas mini férias com a minha companhia algures neste nosso portugal lol

Numa sala encontram-se alguns extra-terrestres.

1. Há mais de um extra-terrestre.
2. Cada extra-terrestre tem o mesmo número de dedos.
3. Cada extra-terrestre tem pelo menos um dedo em cada mão.
4. Na sala, o número total de dedos está entre 200 e 300.
5. Se soubesse o número de dedos na sala, saberia quantos extra-terrestres lá se encontram.

Quantos extra-terrestres há na sala?

Divirtam-se =P

4 comentários:

Anónimo disse...

Como vou estar uns dias fora imagina o que me passou pela cabeça?!?: Bom não me vou embora sem me despedir do meu amigo Miguel!! É claro...isso é uma coisa óbvia....mas espero que esta despedida não me entristessa porque prometo que quando voltar irei estar com saudades...
**deixo aqui uma beijoka de despedida e votos de boas férias

Anónimo disse...

bem....os extra_terrestres nao existem....penas existem Piriris....por isso não havia nenhum extra-terrestre na sala....gor quero as minhas mini-férias....ah pois é....eu vou cobrr...lol..


beijinho*

boas férias, se for o caso...

M.D. disse...

bem.. vamos la explicar isto..

primeiro consideram-se os numeros entre 200 e 300 que têm factores diferentes. as possibilidades sao:

-20 ETs com 12 dedos
-12 ETs com 20 dedos
-10 ETs com 24 dedos
-24 ETs com 10 dedos

Como não se obtém uma resposta única,todos os números com factores diferentes são eliminados.

Agora experimentam-se os números primos.

-1 ET com 233 dedos (mas há mais que um ET)
-233 ETs com 1 dedo (mas cada ET tem pelo menos 2 dedos)

Como não se obtém uma resposta única, todos os números primos nesse intervalo são eliminados.

Sobra apenas uma resposta. O quadrado de um número primo. como só existe um numero nestas condicoes entre 200 e 300, a resposta é 17*17=289

Portanto há 17 ETs com 17 dedos cada =)

Anónimo disse...

fogo...ninguém lá chegava com isso tudo....


bj*