Verões abrasadores, Invernos rigorosos... O que se passa com o tempo? Parece estranho mas já ouvi metereologistas dizerem que o efeito de estufa está a ser benéfico para o nosso planeta. Pelos vistos as Eras Glaciares são ciclicas, e tantos gases a serem libertados para a atmosfera estão a atrasar aquilo que mais cedo ou mais tarde parece inevitável. Portanto... Os EUA não assinaram o Protocolo de Quioto* de acordo com a alegação do presidente George W. Bush de que os compromissos acarretados pelo mesmo interfeririam negativamente na economia norte-americana. Os EUA são o país que mais polui o planeta, certo? São o país que mais contribui para o aquecimento Global, certo? Estão a atrasar uma possivel Era Glaciar, certo? Há coisas estranhas...
Parece a Suécia, mas é mesmo o Alentejo...
Outro estranho, mas aparentemente inevitável acontecimento que já anda pela boca dos cientistas e da imprensa é a inversão polar. Já imaginaram o dia em que o Norte se tornar o Sul? Milhões de instrumentos e máquinas tornavam-se obsuletos ou ambiguos. Toda a navegação tinha que ser alterada. Ninguém consegue prever quando vai acontecer mas há quem diga que já está em andamento.
Uma coisa é certa, por aqui vamos continuando até que algo nos faça desaparecer, pois afinal de contas o Homem não é Deus, e há poderes com os quais não consegue lutar.
Para mais informações sobre o efeito de Estufa http://student.dei.uc.pt/~rino/clima/ e sobre inversão polar http://www.crystalinks.com/magnetics.html
* A ideia base do Protocolo de Quioto é que se este for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 0,02ºC e 0,28ºC até2050, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades cientificas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.
Sem comentários:
Enviar um comentário