segunda-feira, janeiro 30, 2006

Citação Do Dia (3º Episódio)

"Sofremos muito com o pouco que nos falta, e gozamos pouco o muito que temos"
William Shakespeare

domingo, janeiro 29, 2006

Um sonho (quase) realizado!

Pois é... sabem aqueles sonhos que pensamos serem parvos, e que nunca se vão realizar? Pois eu hoje tive um quase realizado!! Ora bem, sendo eu adepto de despostos de inverno nomeadamente de ski, à alguns anos que tenho um sonho estranho que é descer desde o pragal até cacilhas montado nos meus skis. Até à tarde de hoje julguei ser uma coisa quase impossível mas vendo imagens do Alentejo coberto de neve, da figueira da Foz, Ribatejo... comecei a acreditar. Pois o estranho fenómeno aconteceu mesmo!! Apesar de apenas por alguns minutos, cerca das 15:30 locais os flocos brancos da neve bailaram nos céus frios e ventosos de Almada. O mais interessante é saber que em locais junto à serra da estrela estava sol.. (segundo fontes locais) Pois parece que os deuses andam mesmo a ficar loucos, e podemos pensar no que se seguirá... Uma inversão polar? Uma nova era glaciar? Seja o que for certamente que muitos milhares de portugueses não vão esquecer o dia 29 de Janeiro de 2006.. O dia em que nevou em todo o país. Até no Algarve!

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Incerteza

Esta noite perdi-me nos sonhos
Revivi coisas do passado
Vi pessoas à muito esquecidas
Recriei o meu mundo encantado.

Acordei com vocês no pensamento
A pensar que foram importantes
Um sorriso irónico invadiu a minha face
Andarei perdido em pensamentos inconstanstes?

Podia ter escolhido outros caminhos
Agora seria uma pessoa diferente
Mas será que isso me traria felicidade?
Pior que isto não seria certamente.

Mas é este o Mundo em que vivemos
Misturamos sempre lágrimas e sonhos
Agora resta-nos tentar aguentar
E mostrar aos outros aquilo que somos.


Miguel Dias

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Citação do dia (2º Episódio)

"Arriscamo-nos a perder quando queremos ganhar demais"
Jean de La Fontaine

Assédio ou Profissionalismo?


A história que conto hoje aconteceu na solarenga manhã do dia de ontem, e passou-se num dos vários cabeleireiros existentes no Almada Forum. À imensos meses que gastar uns trocos no meu couro cabeludo não fazia parte dos meus planos, e apesar de não querer fugir desta cabeleira de comprimento médio, decidi ir fazer um corte mais na moda. Ora bem.. Visto que eu não fazia este ritual à vários meses, decidi ir cortar o cabelo num sitio com mais classe.

Esta ida ao Almada Forum além de importante por motivos capilares, foi também importante pois marcou o meu regresso a um local que no passado era de culto, mas que ultimamente por motivos pessoais, era motivo de repulsão. Estou a falar do próprio Forum. Mas isto é outro assunto que não interessam para os acontecimentos da manhã de 24 de Janeiro de 2006.

Tudo começou em frente à montra do dito cujo cabeleireiro. Observando preços que até eram acessiveis, e um local de corte limpo e asseado, decidi entrar para uma experiência única.
Um simpático rapaz com um brinco ofuscante na orelha esquerda, estava sentado atrás do balcão e perguntou-me o que queria. Sim, porque hoje os cabeleireiros oferecem inúmeros serviços aos seus clientes. Eu com um ar totalmente ignorante e desentendido de cabelos, disse simplesmente: “É para cortar.”
O rapaz olhou para mim com um ar ameaçador, como que a dizer que eu estava armado em esperto e que estava a ser bruto. Mas la prosseguiu... Perguntou-me o nome... e Pára tudo!
O nome? Mas isto é um inquérito de vertente devéras abichanada? Não filhos. O rapaz vendo a minha cara algo aflita disse que o nome era para a ficha de cliente. Claro que a minha atitude mudou logo. Naquele momento senti-me importante e decidi entrar no esquema da coisa. Posto isto fui orientado para a cadeira de corte que tinha sido seleccionada para moi, e eis que tenho uma visão muito próxima do que deve ser um corte de cabelo no paraíso.

Vinda do outro lado da sala que nem Afrodite ou uma qualquer Ninfa do Tejo, aparece uma jovem com um andar calmo mas bem definido e ritmado... um sorriso na boca... cabelo ruivo a navegar ao vento... uma visão irreal tirada de uma alta produção cinematográfica... meu Deus... Ela chega ao pé de mim, sorri pa mim e sem sequer dizer bom dia enfia suas mãos pequenas mas muito ageis e treinadas no meu couro cabeludo. Tratava-me pelo nome, e enquanto massajava os meus cabelos fortes e vicosos que estão na flor da idade, discutimos que “serviço capilar” eu queria.
Foi uma manhã do outro mundo... Foram duas lavagens ao cabelo... Duas!! Vários aconselhamentos sobre o que fazer ao cabelo e como o pentear... Vários sorrisos comprometedores... Serviço totalmente personalizado em que tratou o cliente sempre pelo nome... Hei-de la voltar certamente... Agora fica a questão:

Será que fui assediado por uma jovem que se aproveitou da sua posição para ter algum prazer gratuito à minha pala, ou ela faz isso com todos os clientes por ser regra da casa e para saírem todos com um sorriso na cara? A pergunta fica no ar...

terça-feira, janeiro 24, 2006

Citação do Dia (Nova Rubrica para a Pequenada)

Uma nova Rubrica que dá a conhecer ao Mundo citações de pessoas famosas, que pelo menos para mim, fazem sentido .. Para a estreia temos duas!! Weeee!! lol Epa isto de ter sono põe as pessoas a delirar...
Relax and enjoy !!


"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite"
Edgar Poe



"Há vários motivos para não amar uma pessoa,
e um só para amá-la; este prevalece"
Carlos Drummond

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Semana Nova... Presidente Novo...


Portugal foi a votos, e o Professor Aníbal Cavaco Silva foi eleito presidente de todos nós. Por não querer politizar o blog, não vou dar opiniões nem fazer comentários acerca destas eleições. Digo apenas que esta foi a primeira vez que apoiei alguém quer em acções de campanha, quer em comícios, e isso fez-me abrir os olhos para a máquina organizacional que está escondida atrás do nome do candidato. Quem me conhece sabe em quem votei, quem não me conhece pode sempre vir a conhecer.. Uma coisa é certa, os meus amigos sabem que eu não misturo politica com as amizades, por isso acho que sou boa pessoa =P

E pronto... a escolha está feita e agora é esperar para ver o futuro.

Já agora, para os que não sabem, até 9 de Março de 2006 vamos ter dois Presidentes da Républica. Jorge Sampaio como Presidente cessante (mas ainda em exercicio), e Cavaco Silva como Presidente eleito. Até lá os dois vão certamente encontrar-se várias vezes para preparar o próximo mandato presidencial.

domingo, janeiro 22, 2006

Esperança

Um dia tudo vai ser diferente
Vou procurar sentir a dor
E ela não mais vai estar ali
E aí eu vou sorrir
Agradecer ao mundo a razão desta vida
A razão de viver
Aí vou olhar para ti e pensar
Eu penso, eu vivo, eu amo...
O meu coração vai sorrir
Abrir-se-à uma nova vida
Uma vida que como um nascimento dá esperança ao mundo
Pois apesar desta vida ser tão curta
São as crianças que constroem o futuro
Que nos inspiram a viver.

Miguel Dias


Para a Joana Cabral que foi tia à uns dias
Muitos Parabéns e muitos beijinhos do Amigo Miguel **

sábado, janeiro 21, 2006

A Vida

Fui surpreendido pelo meu pai com um poema que ja fiz à uns bons 6 ou 7 anos, e que serviu de base para a minha primeira música, mas que andava perdido pelos papeis dele e do qual não me lembrava. Apesar de ja ter uns aninhos até que não está mau (está muito mau!!) e por isso resolvi partilha-lo com vocês "Meus queridos e desventurados sucessores".


A Vida

Toda a minha vida foi sempre a correr,
Mas principalmente quando estava a perder.
Os meus amigos ja não sabem de mim,
Pois a minha vida irá ser sempre assim.
Mas quando eu estou a cantar,
O Mundo à minha volta não pára de girar.
Tenho vontade de deixar de correr,
Mas sinceramente a vida é para viver.

Todos os sonhos são para realizar,
Pois a vitória podemos sempre alcançar.

Vive a vida como ela é de verdade,
Não a abandones agarra-a com vontade.
Vive os momentos conforme estão a chegar,
Sempre com alegria e saúde no ar.
Segura a vida e foge para um outro lugar,
Conheçe o mundo sempre a viajar.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Dissertação sobre a vida


Já se sentaram numa esplanada a observar as pessoas passar? Já pensaram que cada pessoa é um mundo, uma vida, um destino. A mim isso faz-me pensar no que estará atrás de cada uma dessas vidas.

Uma mãe com um filho ao colo, mas em vez de sorrir tem um olhar vazio. Um idoso sentado num banco à espera de quê? da morte? Uma jovem a sorrir sem saber que futuro terá. Pensando bem... Qual é o nosso futuro? Nós nascemos e a única certeza que temos é de que vamos morrer.

A nossa vida não deixa de ser uma rotina. Nascemos... crescemos... estudamos... trabalhamos... reformamo-nos, morremos... Cabe-nos a nós sair desta rotina mas será que conseguimos? E será que as pessoas são felizes? O que é a felicidade?

Muita gente consegue sair desta monotonia, mas não será apenas uma maneira de esconder o medo que se tem da vida? Também há aquelas pessoas que são totalmente despreocupadas. Pessoas que não se preocupam com os outros, e muitas vezes nem consigo próprios. Têm o seu mundo e fazem dele o que querem . Algumas destas pessoas atormentam o meu pensamento. Pessoas que são orgulhosas demais para pedir desculpa. Pessoas que desprezam o olhar triste, e muitas vezes vazio, daqueles que gostam deles ou que os amam, e que por muito que lutem são incapazes de se fazer notar. Será que devia tornar-me como eles? Depois chegava ao fim do dia e que proveito tirava disso? Eu acho que apesar desta vida ser tão insignificante, devemos ter princípios e principalmente respeito. Respeito por nós próprios e principalmente pelos outros...

Este texto foi só um desabafo. Muita gente não vai concordar com isto, outros talvez, mas foi talvez uma maneira de mostrar a minha revolta por certas coisas da vida. É esta a nossa vida... É este o nosso mundo...

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Porquê?


Porque é que num segundo nasce um sonho e também se perde a esperança?
Porque é que tudo o que deveria fazer sentido no amor, tanta vez não tem significado?
Porque é que quando se ama alguém, esse amor tanta vez não é correspondido?
Porque é que o amor não é eterno?
Porquê a distância?
Porquê a saudade?
Porquê... ?

Alguns de nós vivem na solidão dos seus mundos, com suas ninfas a alimentar sonhos. Os seus pensamentos estão sempre noutra pessoa. No fundo é essa pessoa que nos faz encher de porquês...

Porque é que tu existes para alimentar os meus sonhos?
Porque é que o teu sorriso faz-me acreditar que o mundo é perfeito?
Porquê?

Porque existe amor, e no amor as incertezam deixam de o ser. As palavras passam a beijos, a canções, a poemas. Tudo se transforma menos o coração, que por ti, continua a sonhar e a construir sentimentos neste meu pequeno mundo.

terça-feira, janeiro 17, 2006

Blog em Serviços Mínimos



Não é nenhuma greve estejam descansados... O Problema é mesmo a época de exames. Como aluno aplicado e estudioso, (ou então não..) vou ter menos tempo para os meus fãs. lol Portanto não chorem muito e não se preocupem que eu em principio não morri.. para alguma dúvida quanto a este respeito, podem sempre telefonar, mandar um mail, visitar-me, tanta coisa.. Portem-se bem e boa sorte!

domingo, janeiro 15, 2006

Os olhos

Olho, s.m. orgão da vista,...


Já pensaram que todas aquelas imagens que temos enquanto criança, todos aqueles momentos especiais que vivemos durante a vida, são captados por um órgão que diáriamente está presente em tudo o que fazemos? Eu já pensei nisso muitas vezes e é por isso que hoje decidi falar de olhos.
Haverá coisa pior do que alguém nos privar de algo tão precioso como a nossa visão? Já se imaginaram na rua, com os olhos fechados, e pensaram que há tanta gente que diáriamente vive na escuridão, e tem tanta dificuldade em executar tarefas que para nós são tão banais?
A visão é sem dúvida um dos bens mais preciosos do corpo humano. Quantas memórias guardamos...? tristezas... alegrias... vitórias... as cores...! Tudo isto passa pelos nossos olhos.


Além desta importância, os olhos são também para mim, um dos mais belos constituintes deste nosso frágil corpo humano. Quantas vezes dizemos a alguém que tem os olhos bonitos? Muitas mesmo... Quantos pintores, quantos poetas, quantos artistas! se inspiram nos olhos de alguém para a suas obras? Por exemplo Vinícius de Morais escreve...


Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe dos breus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Se Deus houvera
Fizera-os Deus
Pois não os fizera
Quem não soubera
Que há muitas era
Nos olhos teus.
Ah, minha amada
De olhos ateus
Cria a esperança
Nos olhos meus
De verem um dia
O olhar mendigo
Da poesiaNos olhos teus.


ou Florbela Espanca...


Olhos do meu Amor! Infantes louros
Que trazem os meus presos, endoidados!
Neles deixei, um dia, os meus tesouros:
Meus anéis, minhas rendas, meus brocados.

Neles ficaram meus palácios mouros,
Meus carros de combate, destroçados,
Os meus diamantes, todos os meus ouros
Que trouxe d'Além-Mundos ignorados!

Olhos do meu Amor! Fontes... cisternas...
Enigmáticas campas medievais...
Jardins de Espanha... catedrais eternas...

Berço vindo do Céu à minha porta...
Ó meu leito de núpcias irreais!...
Meu sumptuoso túmulo de morta!...


Enfim... Sentimentos, imagens, os olhos absorvem tudo o que está presente na nossa vida.
Esta minha pequena homenagem aos olhos termina com os que para mim são os mais bonitos olhos que conheço.





Parabéns às proprietárias dos mesmos! =P

sábado, janeiro 14, 2006

Talvez não Saibas

Talvez não saibas mas dormes nos meus dedos
Aonde fazem ninho as andorinhas
E crescem frutos ruivos e há segredos
Das mais pequenas coisas que são minhas.

Talvez tu não conheças mas existe
Um bosque de folhagem permanente
Aonde não te encontro e fico triste
Mas só de te buscar fico contente.

Talvez não saibas mas digo que te amo
E construí no mar a nossa casa,
Que é por ti que pergunto e por ti chamo
Se a noite estende em mim a sua asa.

Talvez não compreendas mas o vento
Anda a espalhar em ti os meus recados,
E que há um pôr-do-sol no pensamento
Quando os dias são azuis e perfumados.

Ó meu amor, quem sabe se tu sabes
Sequer se em ti existo ou sou demora,
Ou sou como as palavras, essas aves
Que cantam o teu nome a toda a hora.

Joaquim Pessoa

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Alergia Preocupante

Alguns trabalhadores americanos que revelaram indicios de alergias ou problemas asmáticos no local de trabalho, podem na realidade sofrer de alergia ao trabalho.

A Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia diz que cerca de 15% dos casos de asma em adultos nos Estados Unidos, se deve a factores relacionados com o trabalho e que estes números equivalem a cerca de 24,5 milhões de faltas ao trabalho por ano.

Claro que se estes números fossem em Portugal era preocupante, pois equivaliam a 65 mil faltas ao trabalho diárias. Era interessante ver a lotação do estádio da Luz esgotada diáriamente para assistir aos treinos do benfica, mas pronto não vamos chegar tão longe..

Continuando com a notícia, e passando a citar a reportagem lida, "Asma Ocupacional" é geralmente definida como uma desordem causada pela inalação de gases, pó ou outras substâncias potencialmente perigosas, durante o acto de trabalhar.

Segundo o Dr. Michael C. Zacharisen, Presidente do comité de doenças ocupacionais da AAAAI(American Academy of Allergies, Asthma & Immunology), uma história pessoal ou familiar com sintomas alergológicos, pode ser um potencial factor de risco para o desenvolvimento de "Asma Ocupacional". Contudo os sintomas podem-se desenvolver pela primeira vez em alguém que, mesmo não tendo um historial de alergias, esteja sujeito continuamente às condições que são necessárias para o desenvolvimento da doença. (Trabalho???)

Para o fim ficam os sintomas desta alergia. Respiração dificil ou ruidosa, apertos no peito, dificuldades em fazer exercicios, tosse, pingo no nariz, congestão nasal e irritação nos olhos.

Será que estes factores não são causados pela falta da prática de exercicio físico em muitas das pessoas deste nosso mundo? Ca para mim deixo uma sugestão.. Corram pela vossa saúde, mas claro, em caso de algum destes sintomas não deixem de fazer uma visita ao alergologista mais próximo, e paguem os cerca de 100 Euricos que são a consulta..

fonte:United Press International

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Sonhos

Estou perdido no pensamento,
De um rosto que me olha à distância.
Solto as minhas palavras no vento,
Palavras estas de sofrimento
Que não sentia desde a infância.

Infância cheia de paixões..
Sonhos de algo muito forte.
Continuo cheio de ilusões,
Mas por ti sigo lampiões
Que me guiem ao teu norte.

Miguel Dias

Magia no São Luiz

Um dos momentos que mais me marcou em 2005 foi sem dúvida o concerto de Katia Guerreiro no São Luiz. Embora ja conhecedor da sua obra, foi a primeira vez que a ouvi ao vivo,e com certeza é uma experiência a repetir. Ela consegue transmitir os sentimentos de uma forma por vezes tão forte, que chega às lágrimas, e a maneira como ela faz a fusão entre a poesia e a música é simples, mas linda.
Poetas como Luís de Camões, Florbela Espanca, António Lobo Antunes, Sophia de Mello Breyner, Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, entre outros... fazem parte do seu recente mas já grande reportório. Tendo sempre Amália como referência, Katia respira juventude. Juventude essa que pareçe querer dar uma nova alma ao fado.


Depois do concerto e numa sessão de autógrafos muito simples conheci Katia, juntamente com os meus pais com ela troquei uma breve conversa. Marcou-me a maneira como aquela médica de 29 anos mostrava que no fundo era uma pessoa como qualquer outra. Sem assumir protagonismos nem afectada pela fama, cumprimentava e distribuia beijos como se de amigos nos tratasse-mos. Não só ela é de louvar mas também os músicos. Estes tantas vezes esquecidos atrás do artista que dá a cara. Katia fez questão de lembrar várias vezes quem estava com ela a criar aquela noite mágica, e não menos simpáticos que ela, também mostraram aquela simplicidade.



Para quem não gosta de fado, o mais recente disco de Katia Guerreiro – Tudo ou Nada, é uma boa oportunidade talvez de ver o fado com outros olhos. Eu já me rendi a ela. Sem perder aquele toque tradicional, ao contrário de outras que decidiram fazer do fado uma mistura de estilos, Katia eleva o Fado de uma maneira que há muito não se via. Eu pelo menos, cá estarei a acompanhar uma carreira que espero muito longa.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Viagem do amor

O amor fugiu de casa,
Foi pedir boleia ao vento,
Mas o vento lamentava,
"Estou em grande sofrimento".

O amor seguiu em frente,
Foi pedir boleia ao mar,
No entanto ele lembrou-se,
"Axo que não sei nadar...".


Estando eu a assistir
Ao sofrimento do amor,
Resolvi então perguntar-lhe,
Qual a razão de tanta dor.

"Preciso de alguém,
que me ajude a ser feliz.
Sinto-me triste e abandonado,
Aquilo que eu nunca quis.".

Eu ajudo-te amor!
Vou-te dar felicidade.
Procura a ... por favor,
Axo que ela tem vontade.

Assim se fez a história,
Deste amor tão verdadeiro.
O amor chegou contente
Da viagem ao estrangeiro.

Miguel Dias

Cuidado!

Hoje acordei com uma notícia daquelas mesmo parvas. Numa das minhas visítas diárias a este grande mundo informativo que é a internet, deparei-me com uma notícia que pode servir de aviso a muita gente que gosta de brincar com crianças. Parece que um senhor na Austrália, enquanto jogava às escondidas com os filhos, recorrendo ao seu enorme poder de improvisação e provavelmente farto de ser sempre encontrado pelos filhos, decidiu esconder-se dentro da máquina de lavar roupa. Até aqui tudo bem.. partimos do principio que o senhor não era de grande porte fisico ou que a máquina tinha uma grande capacidade..
Ou então não.. Pelos vistos o senhor ficou preso na dita máquina uma hora e teve que ser retirado pelas autoridades competentes.


Em declarações a um jornal local, o Senhor afirmou.. "Eu simplesmente baixei-me e nem sequer a porta da máquina consegui fechar porque os miúdos entraram e disseram, 'Ha, ha! encontramos-te!' "


Toom lamentou-se ainda ao jornal que estava a planear mudar as regras do jogo das escondidas para os filhos e acrescentou..


"Espero que eles agora não se escondam mais em máquinas de lavar"



Conclusão... Será que ele tem de mudar as regras do jogo para os filhos? ou para si próprio?


Aqui fica a pergunta...

terça-feira, janeiro 10, 2006

Despertar

Onde estás neste novo dia?
O que tens no pensamento?
Sentes alguma magia,
Ou um novo sentimento?

Eu Acordei a sorrir
Porque estive a pensar em ti.
O que é isto? Não sei...
Só sei que nunca o vivi.

Miguel Dias

Assim nasceu... o Blog...

Assim nasceu um novo mundo.. Um espaço onde vou poder falar das minhas ideias.. dos meus pensamentos.. do meu mundo..


Espero que este meu pequeno mundo possa fazer parte também do vosso...