domingo, janeiro 15, 2006

Os olhos

Olho, s.m. orgão da vista,...


Já pensaram que todas aquelas imagens que temos enquanto criança, todos aqueles momentos especiais que vivemos durante a vida, são captados por um órgão que diáriamente está presente em tudo o que fazemos? Eu já pensei nisso muitas vezes e é por isso que hoje decidi falar de olhos.
Haverá coisa pior do que alguém nos privar de algo tão precioso como a nossa visão? Já se imaginaram na rua, com os olhos fechados, e pensaram que há tanta gente que diáriamente vive na escuridão, e tem tanta dificuldade em executar tarefas que para nós são tão banais?
A visão é sem dúvida um dos bens mais preciosos do corpo humano. Quantas memórias guardamos...? tristezas... alegrias... vitórias... as cores...! Tudo isto passa pelos nossos olhos.


Além desta importância, os olhos são também para mim, um dos mais belos constituintes deste nosso frágil corpo humano. Quantas vezes dizemos a alguém que tem os olhos bonitos? Muitas mesmo... Quantos pintores, quantos poetas, quantos artistas! se inspiram nos olhos de alguém para a suas obras? Por exemplo Vinícius de Morais escreve...


Ó minha amada
Que olhos os teus
São cais noturnos
Cheios de adeus
São docas mansas
Trilhando luzes
Que brilham longe
Longe dos breus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Quanto mistério
Nos olhos teus
Quantos saveiros
Quantos navios
Quantos naufrágios
Nos olhos teus...
Ó minha amada
Que olhos os teus
Se Deus houvera
Fizera-os Deus
Pois não os fizera
Quem não soubera
Que há muitas era
Nos olhos teus.
Ah, minha amada
De olhos ateus
Cria a esperança
Nos olhos meus
De verem um dia
O olhar mendigo
Da poesiaNos olhos teus.


ou Florbela Espanca...


Olhos do meu Amor! Infantes louros
Que trazem os meus presos, endoidados!
Neles deixei, um dia, os meus tesouros:
Meus anéis, minhas rendas, meus brocados.

Neles ficaram meus palácios mouros,
Meus carros de combate, destroçados,
Os meus diamantes, todos os meus ouros
Que trouxe d'Além-Mundos ignorados!

Olhos do meu Amor! Fontes... cisternas...
Enigmáticas campas medievais...
Jardins de Espanha... catedrais eternas...

Berço vindo do Céu à minha porta...
Ó meu leito de núpcias irreais!...
Meu sumptuoso túmulo de morta!...


Enfim... Sentimentos, imagens, os olhos absorvem tudo o que está presente na nossa vida.
Esta minha pequena homenagem aos olhos termina com os que para mim são os mais bonitos olhos que conheço.





Parabéns às proprietárias dos mesmos! =P

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho d agradecer a homenagem:)
Os olhos sao umas das partes k considero mais importantes d cada pessoa. Ñ só o k eles registam do mundo lá fora qd nos trazem imagens k apreciamos ou mm akelas k temos vontade d fechar os olhos, mas principalmente akilo k eles revelam d nós, pois os olhos sao o espelho da alma d cada um, neles encontramos a janela pa o mundinho k é só nosso, kem souber ler nos olhos saberá ver mais k akilo k aparentemente o é.
Continua escrevendo no teu mundo, eu vou cá passando pa saber boas novas:) jinhus d uma amiga k gosta mt d ti e k podes contar sp**** joaninha