quinta-feira, janeiro 19, 2006

Dissertação sobre a vida


Já se sentaram numa esplanada a observar as pessoas passar? Já pensaram que cada pessoa é um mundo, uma vida, um destino. A mim isso faz-me pensar no que estará atrás de cada uma dessas vidas.

Uma mãe com um filho ao colo, mas em vez de sorrir tem um olhar vazio. Um idoso sentado num banco à espera de quê? da morte? Uma jovem a sorrir sem saber que futuro terá. Pensando bem... Qual é o nosso futuro? Nós nascemos e a única certeza que temos é de que vamos morrer.

A nossa vida não deixa de ser uma rotina. Nascemos... crescemos... estudamos... trabalhamos... reformamo-nos, morremos... Cabe-nos a nós sair desta rotina mas será que conseguimos? E será que as pessoas são felizes? O que é a felicidade?

Muita gente consegue sair desta monotonia, mas não será apenas uma maneira de esconder o medo que se tem da vida? Também há aquelas pessoas que são totalmente despreocupadas. Pessoas que não se preocupam com os outros, e muitas vezes nem consigo próprios. Têm o seu mundo e fazem dele o que querem . Algumas destas pessoas atormentam o meu pensamento. Pessoas que são orgulhosas demais para pedir desculpa. Pessoas que desprezam o olhar triste, e muitas vezes vazio, daqueles que gostam deles ou que os amam, e que por muito que lutem são incapazes de se fazer notar. Será que devia tornar-me como eles? Depois chegava ao fim do dia e que proveito tirava disso? Eu acho que apesar desta vida ser tão insignificante, devemos ter princípios e principalmente respeito. Respeito por nós próprios e principalmente pelos outros...

Este texto foi só um desabafo. Muita gente não vai concordar com isto, outros talvez, mas foi talvez uma maneira de mostrar a minha revolta por certas coisas da vida. É esta a nossa vida... É este o nosso mundo...

Sem comentários: